Red zones: uma análise aprofundada dessas áreas de alerta
Simulação de Red Zone na indústria de O&G

Share

Na indústria de óleo e gás, “red zones” referem-se a áreas de alto risco nas operações. Elas podem incluir zonas onde há maior probabilidade de incidentes com a movimentação de maquinário pesado, explosões, vazamentos de óleo ou gás, e outros perigos operacionais, podendo receber outros nomes, como áreas de risco ou zonas de perigo.

As red zones podem ser gerenciadas com softwares de monitoramento inteligente que indicam quando um funcionário ou alguma situação não está de acordo com as diretrizes de segurança estabelecidas pela empresa. Essas ações são fundamentais para garantir a eficiência e segurança no cumprimento de normas e procedimentos, além de auxiliar na identificação de problemas e falhas nos processos.

Confira, neste artigo, uma análise aprofundada das red zones, explicando seu conceito, funcionamento e importância, além de apresentar exemplos reais de sua utilização em empresas. 

Entender o papel do gerenciamento dessas áreas, conhecido como Red Zone Management,  é essencial para uma gestão eficiente, por isso vamos explorar seus benefícios e desafios, e discutir como utilizá-las de forma estratégica para o sucesso da organização. 

O que são red zones e como utilizá-las no monitoramento

O que é o Red Zone Management?

O Red Zone Management é uma solução para gerenciar áreas restritas com Intelligent Video Analytics (IVA), que combina tecnologia avançada de inteligência artificial (IA) e análise de vídeo com medidas e procedimentos de segurança.

Para entender melhor esse conceito, é preciso primeiro compreender que elas são criadas para alertar e chamar a atenção para situações que estão em desacordo com as diretrizes estabelecidas pela empresa. Por exemplo, uma red zone pode ser gerada quando um funcionário tenta acessar uma área sem permissão, muitos funcionários excederem o seu limite de ocupação ou trabalharem sem o contingente de apoio estabelecido. 

Funcionamento da solução para as red zones

A partir de um conjunto de câmeras e o software ALTAVE HARPIA, que utiliza inteligência artificial e algoritmos avançados de reconhecimento, é possível realizar facilmente a demarcação e ativação de áreas restritas.

A definição das red zones no sistema podem ser pré-definidas e/ou geradas automaticamente pelo próprio software de monitoramento, sempre seguindo as regras, comportamentos e necessidades da empresa.

Essa solução colabora proativamente com a redução de riscos de acidentes em operações sensíveis ao monitorar e notificar a entrada em locais perigosos, promovendo a cultura de segurança.

Criação e configuração das red zones:

As red zones podem ser específicas para cada operação e local em que estão inseridas ou comuns a elas. Sua configuração no Red Zone Management é altamente personalizável e feita de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas equipes de gestão/HSE, levando em consideração as normas estabelecidas pelo processo em que estão inseridas. Por exemplo, se a ocupação máxima de sua área é de 3 pessoas, o sistema emitirá alertas apenas quando um quarto individuo adentrar seu espaço. Se a presença de ao menos duas pessoas for obrigatória, o sistema acusará quando apenas uma estiver dentro do perímetro e assim por diante.

Acionamento e visualização das red zones:

Quando uma red zone é configurada , ela imediatamente aparece no software de monitoramento, como uma área destacada em vermelho e um “bound box” em volta das pessoas ao seu redor, reconhecidas pelo sistema. Quando desvios ou não conformidades sejam detectados, alertas automáticos são gerados de maneira em que a equipe de gestão possa tomar medidas imediatas para ajustar a situação e evitar possíveis problemas.

É possível também configurar as red zones para que, além do alerta no software, sejam enviadas notificações por email ou mensagens para a equipe responsável, a fim de garantir uma rápida ação. 

Exemplos de red zones

As red zones são áreas sensíveis que podem ser encontradas em diversas empresas e setores. Sua identificação e gestão eficiente são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência operacional. A seguir, apresentaremos alguns exemplos de red zones em diferentes contextos e como elas foram identificadas e resolvidas.

 

Como utilizar red zones na indústria de petróleo e gás

Red zone em uma indústria de petróleo e gás

Em uma indústria de petróleo e gás, as red zones são áreas de grande risco, devido às atividades de perfuração, produção e transporte de óleo e gás. Nesse contexto, desenvolvemos o ALTAVE Red Zone Management, uma solução que utiliza tecnologia avançada para delimitar e monitorar essas áreas de alerta.

Um exemplo de red zone identificada e resolvida com o uso dessa solução é, por exemplo, em uma sonda de perfuração de petróleo em alto mar. Através da delimitação de áreas restritas e do monitoramento em tempo real, é possível evitar a entrada ou restrição do número de pessoas em locais perigosos, como acontece durante a movimentação de grandes peças e equipamentos no drill floor.

Além disso, o sistema de gerenciamento alerta imediatamente a equipe de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) quando uma ou mais pessoas entram em uma área restrita indevidamente, diminuindo o risco de acidentes e aumentando os padrões de conformidade com as normas de segurança.

Esse caso real demonstra a importância de uma gestão eficiente das red zones em uma indústria de petróleo e gás, onde os riscos são consideráveis e a segurança dos trabalhadores é primordial.

Red Zone Management como ferramenta de análise de desempenho

O Red Zone Management é uma solução para gerenciar de áreas restritas com Intelligent Video Analytics (IVA), que combina tecnologia avançada de IA com monitoramento, a fim de indicar desvios em relação às diretrizes estabelecidas. Além de ser uma importante ferramenta de monitoramento, a solução também pode ser utilizada como indicador de desempenho e auxiliar na tomada de decisão em uma empresa.

Uma das principais funções da Red Zone Management é auxiliar no controle e gestão de processos. Ao identificar áreas que estão em desacordo com as diretrizes estabelecidas, o sistema permite que a empresa tome medidas corretivas imediatas, garantindo maior eficiência nas operações. Além disso, a análise constante das atividades dentro das red zones pode auxiliar na tomada de decisão e implementação de melhorias nos processos.

O Red Zone Management pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão de riscos. Ao reforçar o monitoramento em áreas de alerta, a empresa pode tomar medidas preventivas e evitar possíveis problemas e prejuízos. Além disso, os dados coletados pelo software podem ser utilizados como indicadores de desempenho, permitindo uma análise mais precisa e eficiente do cumprimento de normas estabelecidas..

Um dos principais benefícios é permitir uma gestão mais eficiente e assertiva das operações. Ao identificar problemas de forma rápida e precisa, a empresa pode agir de forma proativa e evitar que eles se tornem maiores e mais difíceis de solucionar.

No entanto, é importante destacar que a utilização das red zones também possui desafios. Um deles é garantir que as áreas de alerta não sejam criadas de forma excessiva, o que pode gerar um volume de informações desnecessárias e dificultar a análise e a tomada de decisão. Por isso, a ALTAVE auxilia na validação das ocorrências detectadas, estando disponível para sua instalação correta atualização constante, a fim de garantir efetividade máxima.

Desafios e benefícios do Red Zone Management

Como utilizar red zones na indústria de petróleo e gás

Como toda ferramenta, o Red Zone Management também apresenta desafios e benefícios. Nesta seção, discutiremos os possíveis benefícios e os desafios enfrentados quando se utiliza red zones como parte da gestão de processos.

Benefícios do Red Zone Management

Maior controle e eficiência nas operações:

As red zones são configuradas ao redor de maquinário pesado ou áreas de risco latente. Isso permite que os gestores tenham conhecimento imediato sobre presenças indevidas nessas áreas, possibilitando ações rápidas e efetivas para mitigação dos riscos. Isso resulta em uma maior eficiência das operações, pois reduz o número de incidentes e mantém o fluxo operacional livre de interrupções.

Análise constante e tomada de decisão:

Os alertas gerados com o Red Zone Management são guardados pela plataforma de gestão e utilizados como indicadores de desempenho, permitindo visualização completa das ocorrências e seus principais fatores de risco, como, por exemplo, o horário de maior incidência ou o setor com mais alertas. A partir disso, é possível realizar análises constantes das red zones e identificar padrões e áreas que precisam ser melhoradas, contribuindo para a tomada de decisão.

Auxílio na gestão de processos:

Ao identificar falhas ou desvios, o Red Zone Management auxilia na gestão de processos,  aumentando a consistência do fluxo de trabalho para que as diretrizes sejam cumpridas e que as operações sigam conforme o planejamento estabelecido. Isso resulta em um maior controle e organização nas atividades, contribuindo para uma empresa mais eficiente e competitiva.

Aprimoramento da cultura de segurança:

Ao implementar o Red Zone Management, os gestores reforçam seu comprometimento com a segurança dos colaboradores. Essa inovação não apenas ressalta a importância do controle de pessoas em áreas de risco, como também fomenta a consciência coletiva sobre a segurança no local de trabalho. Ao incentivar essa mentalidade compartilhada de responsabilidade, há a promoção da cultura de segurança, onde todos se comprometem ativamente com práticas seguras, contribuindo para os indicadores gerais de segurança.

Desafios das red zones:

Correta configuração e gestão:

Um dos principais desafios no uso das red zones é a correta configuração e gestão. É necessário definir quais áreas serão consideradas red zones e regras claras. Além disso, é importante que os gestores monitorem e analisem constantemente as red zones para garantir sua efetividade.

Equilíbrio entre a utilização e a autonomia dos funcionários:

As red zones são uma ferramenta importante para garantir o cumprimento, a segurança e a eficiência nas operações, mas é preciso equilibrar seu uso com a autonomia dos funcionários. É importante que eles se sintam responsáveis e engajados no processo, e não apenas como alvos de monitoramento constante. Por isso, é necessário estabelecer uma comunicação clara e transparente sobre o uso do sistema.

 

Conclusion

O Red Zone Management é uma ferramenta essencial de monitoramento para identificar e alertar sobre possíveis desvios em relação às diretrizes estabelecidas. Elas permitem uma gestão mais eficiente dos processos, auxiliando na tomada de decisões e no controle das operações. É uma ferramenta importante de segurança ocupacional, patrimonial e do meio ambiente, trazendo diversos benefícios e vantagens para a organização. 

 

About ALTAVE

ALTAVE is a Brazilian company, accredited as a Strategic Defense Company (EED), with patented technology in Brazil and abroad. The company obtained the CE marking, indicating the approval of the quality of its product to be marketed throughout the European Union.

ALTAVE has been offering efficient, differentiated and quality solutions for over 10 years for the Defense and Security, Energy, Mining, Ports, Agribusiness and Oil and Gas sectors.

Would you like to know more?

Get in touch with our team!

MORE
News