Do QSMS à Segurança Patrimonial: Como a IA está impactando a Indústria de Óleo e Gás

Compartilhe

A ALTAVE desenvolve e implementa soluções com Inteligência Artificial para líderes globais na indústria de Óleo e Gás, em aplicações onshore e offshore

 

A inteligência artificial (IA) está introduzindo novas oportunidades para melhorias em várias aplicações exigidas pela indústria de óleo e gás. Uma pesquisa recente da Ernst & Young revela que 92% das empresas globais do setor estão investindo ativamente em IA ou têm planos de integrá-la nos próximos cinco anos. O impacto se torna ainda mais evidente, pois pesquisas mostram que 50% dos executivos do setor utilizam a IA para lidar com diversos desafios em suas organizações.

Ao adotar a IA, as empresas da indústria estão transformando suas operações, desde a otimização da cultura de segurança a bordo, conforme exigido pelos gerentes do departamento de QSMS, até a proteção da segurança de suas instalações, prevenção de roubos e intrusões que podem prejudicar as operações comerciais e a rentabilidade, além de garantir a proteção ambiental conforme os padrões de ESG (Ambiental, Social e Governança).

 

Por que a indústria de Óleo e Gás está optando pela IA para essas tarefas?

Os dados são interpretados pela IA 24/7, sem pausas para descanso que podem ocorrer com a interpretação humana de dados. As informações são consolidadas e disponibilizadas em uma única plataforma, com atualizações automáticas em tempo real. Com esses dados, gerentes e operadores aprimoram seus processos de tomada de decisão antes, durante e após possíveis incidentes.

A customização e a confiabilidade são outras vantagens de um sistema baseado em IA. É possível analisar os desafios de cada atividade e treinar os algoritmos para analisar dados e identificar padrões que podem ser usados para aprimorar o desempenho operacional. Esse sistema reduz os custos operacionais, melhora a eficácia da segurança e aumenta a eficiência da produção. Explore algumas aplicações implementadas pela ALTAVE em líderes da indústria como Seadrill, Foresea e Petrobras.

 

Melhorando a Efetividade de QSMS, Segurança Patrimonial e Segurança Ambiental

Um sistema baseado em IA está impulsionando a melhoria da segurança ocupacional, prevenindo acidentes por meio do gerenciamento de red zones, incluindo a detecção de indivíduos próximos a máquinas de grande porte em movimento e a identificação de não conformidades com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como a ausência de botas, luvas e capacetes. Além disso, o sistema monitora o fechamento da tamanca do fingerboard para evitar quedas, identifica operadores sob cargas suspensas, detecta o uso das mãos em corrimãos para evitar quedas e realiza análises de riscos ergonômicos.

 

Essa variedade de detecções é centralizada em uma única plataforma, facilitando a tomada de decisões e a análise do desempenho em segurança da operação.

 

Em operações onshore, além da segurança ocupacional, a combinação de software com IA e câmeras térmicas auxilia as empresas na detecção de qualquer movimento suspeito dentro de suas instalações e arredores. Isso inclui a detecção de invasões no solo por indivíduos, veículos e intrusões aéreas por drones.

Na segurança ambiental, o sistema beneficia tanto as empresas offshore quanto as onshore. Câmeras são estrategicamente posicionadas em embarcações para detectar vazamentos de óleo no mar que não são visíveis a olho nu, mitigando danos ambientais significativos. Onshore, a solução identifica focos de incêndio, emitindo alertas imediatos para a mitigação de graves danos ambientais.

 

O Monitoramento Patrimonial e Ambiental da ALTAVE combina câmeras térmicas com IA para detectar anomalias invisíveis ao olho humano.

 

“A indústria de Óleo e Gás sempre esteve na vanguarda em relação à segurança. A Petrobras a considera um de seus valores fundamentais. Além disso, as empresas do setor são pioneiras na adoção de novas tecnologias”, comenta Leonardo Mendes Nogueira, co-fundador e diretor de Marketing & Vendas da ALTAVE, empresa líder em monitoramento inteligente de plataformas de perfuração, embarcações de apoio offshore e instalações onshore. “Quando adicionamos esses dois fatores juntos, compreendemos o que está acontecendo. O setor se beneficiará imensamente com essa iniciativa”, acrescenta.

 

A Interface do Software ALTAVE Harpia, alimentada por IA, é utilizada por líderes da indústria de Óleo e Gás, fornecendo dados em tempo real para decisões informadas, prevenção de acidentes e redução de custos.

 

Saiba mais sobre este sistema inovador durante a ADIPEC 2023. Os especialistas em monitoramento inteligente da ALTAVE estarão no Pavilhão Brasileiro para apresentar esta solução completa de 2 a 5 de outubro no Abu Dhabi National Exhibition Centre, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

 

Preencha o formulário abaixo. Nossa equipe de especialistas está pronta para esclarecer dúvidas e fornecer o suporte necessário. Aguardamos o seu contato!

 

Sobre a ALTAVE

A ALTAVE é uma empresa brasileira, oferece serviços de monitoramento inteligente, com hardware e software próprios. Sua inteligência artificial fornece informações relevantes em tempo real aos seus clientes. A empresa de atuação internacional, dispõe da marcação CE, indicando a aprovação da qualidade de seu produto para ser comercializado em toda União Europeia, além de ser credenciada como Empresa Estratégica de Defesa Brasileira e contar com o selo CRC da Petrobras, para fornecimento de serviços à empresa.  Com tecnologia patenteada no Brasil e no exterior, a ALTAVE atende a diversos setores, como Defesa e Segurança, Energia, Mineração, Portos, Agronegócio e Óleo e Gás.

Saiba mais: altave.com.br/

E-mail: [email protected]

Gostaria de saber mais?

Entre em contato com o nosso time!

Mais
Notícias